sábado, 5 de fevereiro de 2011

Planejamento anual 1º ano


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

  • CONTEÚDOS

v    Socialização.

v    Uso das diversas formas de representação da linguagem.
v    Exposição oral de idéias com clareza e seqüência lógica.
v    Ampliação do vocabulário.
v    Escrita do nome.
v    História do nome.
v    Listas.
v    Alfabeto.
v    Ordem alfabética.
v    Tipos de letras.
v    Função social da escrita.
v    Escrita espontânea.
v    Formação de palavras.
v    Produção escrita.
v    Leituras variadas de diversos gêneros textuais.
v    Identificação e produção coletiva de vários gêneros textuais.

  • OBJETIVOS
v    Proporcionar a interação da criança através de atividades lúdicas.
v    Adaptar a criança a escola e a vida social.
v    Utilizar a linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos e idéias, relatar acontecimentos do cotidiano.
v    Reproduzir oralmente histórias com seqüência lógica de idéias.
v    Desenvolver a coordenação motora.
v    Criar condições de representação gráfica.
v    Escrever e reconhecer seu próprio  nome.
v    Participar de diversas situações em que ocorre o uso da linguagem.
v    Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
v    Identificar e reconhecer o alfabeto.
v    Praticar a escrita, utilizando os diversos gêneros textuais.

  • ESTRATÉGIAS
v    Leitura feita pelo professor e alunos, utilizando diversos gêneros textuais.
v    Conversas, partilha de experiências e relatos de vivência.
v    Calendário.
v    Músicas.
v    Cantinho da leitura.
v    Jogos, brincadeiras.
v    Músicas
v    Parlendas.
v    Rimas,
v    Histórias.
v    Alfabeto móvel.
v    Trabalhos individuais.
v    Atividades coletivas.
v    Listas de palavras.
v  Recorte e colagem

MATEMÁTICA
  • CONTEÚDOS


v    História dos números.
v    Sistema de numeração decimal (unidade e dezena)
v    Seriação e ordenação.
v    Classificação.
v    Relação entre números e quantidades.
v    Números pares e impares.
v    Ordem crescente e decrescente.
v    Antecessor e sucessor.
v    Situações problemas
v    Formas geométricas.
v    Gráficos.
v    Adição e subtração simples.
v    Noções de medidas.
v    Jogos matemáticos.
v    Cores.

  • OBJETIVOS

v    Compreender a função e utilização dos numerais em diferentes contextos, e a classificação de diferentes objetos.
v    Utilizar noções simples de caçulo mental para resolução de situações problemas.
v    Identificar e reconhecer semelhanças e diferenças entre elementos, classificando, ordenando, agrupando e operando com quantidades.
Participar de jogos matemáticos, desenvolvendo seu raciocínio.


  • ESTRATÉGIAS

v    Uso de material concreto para fazer classificação e seriação.
v    Jogos.
v    Brincadeiras.
v    Material pedagógico.
v    Carimbos.
v    Atividades gráficas.
v    Recorte e colagem.
v    Blocos lógicos.
Sucatas.


CIÊNCIAS NATURAIS

  • CONTEÚDOS
v    Corpo humano.
v    Semelhanças e diferenças.
v    Órgãos do sentido.
v    Hábitos de higiene.
v    Seres vivos e não vivos.
v    Animais.
v    Plantas.
v    Água.
v    O dia e a noite.
v    Sol e chuva.
v    Estações do ano.
Meio ambiente


  • OBJETIVOS
v    Identificar e reconhecer as partes do corpo humano.
v    Desenvolver hábitos de higiene.
v    Identificar e reconhecer características dos animais e das plantas.
v    Adquirir noção de preservação do meio ambiente e respeito com a vida.
v  Identificar as características do dia e da noite, e das estações do ano.


  • ESTRATÉGIAS
v    Vivencia dos alunos.
v    Vídeos.
v    Pesquisas.
v    Exposições.
v    Jogos e brincadeiras.
v    Passeios.
v    Conversas.
v    Trabalhos em grupos.
v    Filmes.
Recortes e colagem


CIÊNCIAS SOCIAIS

  • CONTEÚDOS
v    A criança.
v    A família.
v    A casa.
v    A escola.
v    A comunidade.
v    Trânsito.
v    Meios de transporte.
v    Meios de comunicação.
v    Profissões.
v    Datas comemorativas.
v    Pluralidade cultural.
v    Cultura afro-brasileira.
Música

  • OBJETIVOS
v    Compreender sua própria história, forma de viver e a sociedade onde vive.
v    Adquirir noção das semelhanças e diferenças entre os grupos humanos.
v    Observar as transformações e os fenômenos da natureza a sua volta.
v    Trabalhar as datas comemorativas, enfatizando a importância da nossa cultura e tradição.
v    Identificar e respeitar as diferenças de características entre as pessoas.
v    Conhecer seus direitos e cumprir seus deveres a ocupar diferentes posições no trânsito: pedestre, passageiro e ciclista.
v    Adotar atitudes de respeito as normas de trânsito e as pessoas.
Explorar e identificar elementos da música para expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.


  • ESTRATÉGIAS
v    Cantinho da leitura.
v    Histórias.
v    Dinâmicas diversas.
v    Poesias.
v    Livro didático.
v    Semáforo.
v    Revistas.
v    Recorte e colagem.
v    Jornais.
v    Fotos.
v    Jogos.
v    Brincadeiras.
v    Cantigas de roda.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita mediante acompanhamento e registro do educando, sem o objetivo de promoção. A mesma também deverá ser sistemática, compreendendo assim, as necessidades individuais e coletivas sendo esta continua e diagnóstica.


0 comentários:

Postar um comentário