LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- CONTEÚDOS
v Socialização.
v Uso das diversas formas de representação da linguagem.
v Exposição oral de idéias com clareza e seqüência lógica.
v Ampliação do vocabulário.
v Escrita do nome.
v História do nome.
v Listas.
v Alfabeto.
v Ordem alfabética.
v Tipos de letras.
v Função social da escrita.
v Escrita espontânea.
v Formação de palavras.
v Produção escrita.
v Leituras variadas de diversos gêneros textuais.
v Identificação e produção coletiva de vários gêneros textuais.
- OBJETIVOS
v Proporcionar a interação da criança através de atividades lúdicas.
v Adaptar a criança a escola e a vida social.
v Utilizar a linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos e idéias, relatar acontecimentos do cotidiano.
v Reproduzir oralmente histórias com seqüência lógica de idéias.
v Desenvolver a coordenação motora.
v Criar condições de representação gráfica.
v Escrever e reconhecer seu próprio nome.
v Participar de diversas situações em que ocorre o uso da linguagem.
v Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
v Identificar e reconhecer o alfabeto.
v Praticar a escrita, utilizando os diversos gêneros textuais.
- ESTRATÉGIAS
v Leitura feita pelo professor e alunos, utilizando diversos gêneros textuais.
v Conversas, partilha de experiências e relatos de vivência.
v Calendário.
v Músicas.
v Cantinho da leitura.
v Jogos, brincadeiras.
v Músicas
v Parlendas.
v Rimas,
v Histórias.
v Alfabeto móvel.
v Trabalhos individuais.
v Atividades coletivas.
v Listas de palavras.
v Recorte e colagem
MATEMÁTICA
- CONTEÚDOS
v História dos números.
v Sistema de numeração decimal (unidade e dezena)
v Seriação e ordenação.
v Classificação.
v Relação entre números e quantidades.
v Números pares e impares.
v Ordem crescente e decrescente.
v Antecessor e sucessor.
v Situações problemas
v Formas geométricas.
v Gráficos.
v Adição e subtração simples.
v Noções de medidas.
v Jogos matemáticos.
v Cores.
- OBJETIVOS
v Compreender a função e utilização dos numerais em diferentes contextos, e a classificação de diferentes objetos.
v Utilizar noções simples de caçulo mental para resolução de situações problemas.
v Identificar e reconhecer semelhanças e diferenças entre elementos, classificando, ordenando, agrupando e operando com quantidades.
v Participar de jogos matemáticos, desenvolvendo seu raciocínio.- ESTRATÉGIAS
v Uso de material concreto para fazer classificação e seriação.
v Jogos.
v Brincadeiras.
v Material pedagógico.
v Carimbos.
v Atividades gráficas.
v Recorte e colagem.
v Blocos lógicos.
v Sucatas.CIÊNCIAS NATURAIS
- CONTEÚDOS
v Corpo humano.
v Semelhanças e diferenças.
v Órgãos do sentido.
v Hábitos de higiene.
v Seres vivos e não vivos.
v Animais.
v Plantas.
v Água.
v O dia e a noite.
v Sol e chuva.
v Estações do ano.
v Meio ambiente- OBJETIVOS
v Identificar e reconhecer as partes do corpo humano.
v Desenvolver hábitos de higiene.
v Identificar e reconhecer características dos animais e das plantas.
v Adquirir noção de preservação do meio ambiente e respeito com a vida.
v Identificar as características do dia e da noite, e das estações do ano.- ESTRATÉGIAS
v Vivencia dos alunos.
v Vídeos.
v Pesquisas.
v Exposições.
v Jogos e brincadeiras.
v Passeios.
v Conversas.
v Trabalhos em grupos.
v Filmes.
v Recortes e colagemCIÊNCIAS SOCIAIS
- CONTEÚDOS
v A criança.
v A família.
v A casa.
v A escola.
v A comunidade.
v Trânsito.
v Meios de transporte.
v Meios de comunicação.
v Profissões.
v Datas comemorativas.
v Pluralidade cultural.
v Cultura afro-brasileira.
v Música- OBJETIVOS
v Compreender sua própria história, forma de viver e a sociedade onde vive.
v Adquirir noção das semelhanças e diferenças entre os grupos humanos.
v Observar as transformações e os fenômenos da natureza a sua volta.
v Trabalhar as datas comemorativas, enfatizando a importância da nossa cultura e tradição.
v Identificar e respeitar as diferenças de características entre as pessoas.
v Conhecer seus direitos e cumprir seus deveres a ocupar diferentes posições no trânsito: pedestre, passageiro e ciclista.
v Adotar atitudes de respeito as normas de trânsito e as pessoas.
v Explorar e identificar elementos da música para expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.- ESTRATÉGIAS
v Cantinho da leitura.
v Histórias.
v Dinâmicas diversas.
v Poesias.
v Livro didático.
v Semáforo.
v Revistas.
v Recorte e colagem.
v Jornais.
v Fotos.
v Jogos.
v Brincadeiras.
v Cantigas de roda.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita mediante acompanhamento e registro do educando, sem o objetivo de promoção. A mesma também deverá ser sistemática, compreendendo assim, as necessidades individuais e coletivas sendo esta continua e diagnóstica.
Professora
ResponderExcluirMeu nome é Fernanda
Sou assistente social
Por favor me oriente no tocante a atividades pedagógicas com temas sociais que posso utilizar com idosos...
Muitíssimo obrigada
Zap 38 999063353
E-mail fernandassocial16@gmail.com