domingo, 6 de fevereiro de 2011

Projeto: "Identidade" Conhecendo minha história



PROJETO IDENTIDADE:

CONHECENDO MINHA HISTÓRIA



       1.      PROBLEMATIZAÇÃO/TEMA CENTRAL:    

O projeto “CONHECENDO MINHA HISTÓRIA”, tem o objetivo de favorecer novas interações e ampliar o conhecimento da criança a respeito de si mesma e dos outros, visando responder as seguintes problematizações:

·         Qual a importância de meu nome?
·         Quem faz parte de minha família?
·         Quais são as pessoas que convivem comigo na escola?
·         Por que é importante termos amigos?



2.   JUSTIFICATIVA:
           
            A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.
            Dessa forma é que elaborou-se o presente projeto, com o objetivo de realizar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes


        3.     OBJETIVO(S)
  • Conhecer a história de seu nome e seu significado;
  • Compreender a história de seus colegas a partir de sua;
  • Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos;
  • Desenvolver habilidades sociais;
  • Identificar fontes históricas sobre sua vida;
  • Integrar dados pessoais relacionados a sua pessoa;
  • Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
  • Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
  • Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;
  • Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
  • Desenvolver á auto-estima;
  • Desenvolver o auto conceito positivo através da afetividade;


         4.              ESTRATÉGIAS E RECURSOS
         
          Para se alcançar os objetivos propostos neste projeto, foram realizadas as seguintes estratégias:
           
  • História: “A velhinha que dava nome as coisas”. Ilustração da história. Comentar sobre a importância do nome das coisas. Questionar a importância do nome de cada pessoa.
  • Atividades com o nome:
ü  Crachá.
ü  Letra inicial nome.
ü  Número de letras do nome.
ü  Alfabeto móvel.

  • Auto-retrato.
  • Desenho e colagem das preferências da criança:
ü  Comida.
ü  Brinquedos.
ü  Brincadeiras.
ü  Roupas.

  • História: “Um amor de família”. Ilustração da história. 
  • História: "O livro da família", roda de conversa sobre as diferentes formações de famílias na atualidade.
  •  Desenhar sua família. Pesquisar os gostos e costumes que cada família possui.
  • Confecção de uma árvore genealógica.
  • Dobradura de uma casa. trabalhar diferentes tipos de moradia. 
  • Desenhar os colegas da sala, seu melhor amigo.
  • Desenhar sua professora.
  • Desenhar as pessoas que trabalham na escola, pesquisar suas funções.
  • Confecção de murais.
  • Brincadeiras.
  • Músicas infantis.

            Os recursos utilizados durante a execução deste projeto foram:
  • Livros de literatura infantil.
  • Sulfite, bloco canson.
  • Tinta guache.
  • Pincel.
  • Lápis de cor, giz de cera.
  • Cola.
  • Revistas.
  • Tesoura.
  • Canetinhas.

           5.               AVALIAÇÃO
“ Professor nenhum é dono de sua prática se não tem em mãos, a reflexão sobre a mesma. Não existe ato de reflexão, que não nos leve a constatações, dúvidas e descobertas e , portanto, que não nos leve a transformas algo em nós, nos outros e no mundo”
Madalena Freire


            Assim deverá ser feita a avaliação em crianças da Educação infantil. Não deve ser realizada como forma de medir conhecimentos, mas como ponto de partida para novas descobertas, servirá como diagnóstico das necessidades dos alunos, ao mesmo tempo em que será usada pela educadora como forma de transformar sua prática.
            Dessa forma, durante o projeto será avaliada as atitudes dos alunos, se houve mudança de comportamentos e atitudes, para se preciso, ocorrer uma mudança na prática educativa para se alcançar os objetivos propostos.

          6.     ANEXOS



Link para download da história:

Sugestões de crachás para impressão:






Sugestão de atividades para trabalhar com o nome da criança:







Sugestão para trabalhar o autorretrato:






Um amor de família:
No link abaixo encontra-se o livrinho na versão para impressão e para colorir, a sugestão é que os próprios alunos pintem o livro e que após possa ser encadernado, ficando uma produção da turma.



O livro da família

A mesma sugestão é dada para o livro da família, o qual retrata que as famílias não são constituídas todas iguais, uma realidade nossa atualmente.



Acho interessante após esse trabalho com os dois livros a confecção de um mural da família, seja com fotos ou com o próprio desenho da criança.

SUGESTÃO RETIRADA DA NET:



Sugestão árvore genealógica retirada net:









2 comentários: