MATERNAL I (1 A 2 ANOS)
OBJETIVOSJETIVO
Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.
Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto-estima do aluno.
CONTEÚDOS
· Ampliação do vocabulário.
· Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, cores, etc.
· Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar,
puxar, empurrar, etc.
puxar, empurrar, etc.
ESTRATÉGIAS
· Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.
· Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
· Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.
· Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
· Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também se nomeia o corpo.
· Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
· Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
· Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá jogá-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
· Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
· Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
· Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
· Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
· Apresentação das cores.
· Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
· Contos de histórias curtas.
· Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
· Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
· Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
· O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
· Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
· Traçados simples: Coordenação Motora.
· Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
Boa tarde!!! Preciso montar uma aula para crianças de 2 e 3 anos usando a música "a cobra e o pé de limão". Oque posso explorar com essa música? que tipo de tema?
ResponderExcluirMuito obrigada!!!
Boa tarde!!! Preciso montar uma aula para crianças de 2 e 3 anos usando a música "a cobra e o pé de limão". Oque posso explorar com essa música? que tipo de tema?
ResponderExcluirMuito obrigada!!!
Queria uma ajuda com um plano de aula com o tema o dia dos pais o plano de aula é semanal.
ResponderExcluirparabéns por seu trabalho,tambem amo nossa profissão... você me ajudou tanto///obrigado, abração. Professora ROSANA SALGADO
ResponderExcluirQUERIA AJUDA COM PLANEJAMENTO TRIMESTRAL, COM O TEMA:GALINHA DO VIZINHO
ResponderExcluirBoa tarde preciso de ajuda para plano de aula semanal,para berçário.
ResponderExcluir