quarta-feira, 2 de março de 2011

Planejamento Maternal I (1 a 2 anos)


MATERNAL I (1 A 2 ANOS)

OBJETIVOSJETIVO
Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.
Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto-estima do aluno.


CONTEÚDOS

·                     Ampliação do vocabulário.
·                     Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, cores, etc.
·                     Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar,
puxar, empurrar, etc.

ESTRATÉGIAS
·                     Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.
·                     Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
·                     Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.
·                     Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
·                     Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também se nomeia o corpo.
·                     Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
·                     Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
·                     Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá jogá-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
·                     Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
·                     Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
·                     Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
·                     Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
·                     Apresentação das cores.
·                     Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
·                     Contos de histórias curtas.
·                     Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
·                     Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
·                     Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
·                     O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
·                     Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
·                     Traçados simples: Coordenação Motora.
·                     Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo

AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.


Um comentário: