Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número através do lúdico.
Desenvolver a expressão oral.
Relacionar o número a quantidade.
Participar de brincadeiras coletivas.
Duração das atividades
4 aulas de aproximadamente 1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que os alunos saibam contar oralmente até 10, pra facilitar a relação entre número e quantidade.
Estratégias e recursos da aula
AULA 1
Iniciar a aula com a brincadeira "Galinha choca", de preferência ao ar livre ou na quadra, pois é uma brincadeira que exige espaço para correr.
Descrição da brincadeira:
Fazer um círculo com as crianças, elas ficam sentadas no chão. Por fora da roda, uma criança fica com uma bola nas mãos, um lenço, ou outro objeto qualquer simbolizando o “ovo”. A criança por fora da roda diz: “A galinha chocou”. As crianças da roda respondem: “Não podemos dizer nem para vovó, nem para o vovô.”
As crianças no círculo olham para frente, pois a que está com o “ovo” na mão deseja colocá-lo atrás de um colega distraído. Quando isto acontecer, a criança deverá perceber, pegar o “ovo” e correr atrás da criança que estava andando fora do circulo. Quando alguém fica com o ovo e não percebe, normalmente os seus colegas do círculo podem avisar, caso este consiga pegar o colega que colocou o “ovo”, este irá para o meio da roda e todos cantarão: "Galinha Choca botou um ovo, comeu minhoca" , caso contrário o antigo dono do “ovo” sentará no lugar daquele que estava sentado.
Após todas as crianças ter oportunidade de participar da brincadeira, retornar para a sala e deixar as crianças falarem o que sabem sobre as galinhas, quem já viu uma, para que ela é útil para o nosso dia-a-dia.
Assistir o vídeo "A galinha do vizinho, bota ovo amarelinho..."
http://www.youtube.com/watch?v=La7vVqyTuYU
Explicar as crianças que o que assistiram é uma parlenda. Que parlendas são versos infantis com rimas, criados para as mais diferentes finalidades, entre elas divertir, acalmar, ajudar a decorar números ou escolher quem deve iniciar uma brincadeira.
Coletivamente montar um cartaz, ilustrando a parlenda trabalhada. Cada aluno deve colar uma tampinha de garrafa pet representando os ovos da galinha do vizinho.
FONTE: http://cantinhodaprohelena.blogspot.com/
Após o cartaz estar confeccionado, contar oralmente a quantidade de tampinhas coladas em cada linha, e registrar o numeral ao lado.
AULA 2
Relembrar a parlenda trabalhada, fazer leitura coletiva do cartaz confeccionado na aula anterior.
Entregar a cada criança a parlenda para observar, ler e pintar. Explicar que deverão procurar na parlenda as palavras e os números que estão faltando e completar. Desenhar a quantidade de ovos que a galinha botou em cada verso.
FONTE: acervo da autora
Na próxima atividade, os alunos deverão pintar a quantidade de ovos que a galinha do vizinho botou.
FONTE: acervo da autora
AULA 3
Mostrar o slide "Vamos aprender a contar com a Galinha pintadinha", pedindo que as crianças contem coletivamente a quantidade de ovos que a galinha pintadinha botou.
http://www.slideshare.net/ananhaia/vamos-aprender-a-contar-com-a-galinha-pintadinha
Entregar a cada criança 10 ovos para pintar e recortar.
FONTE: acervo da autora
Explicar que precisam colar os ovos da galinha na ordem correta, começando do 1 até chegar ao 10.
FONTE: acervo da autora
AULA 4
Fazer a dobradura da galinha.
FONTE: http://www.fichasedesenhos.com/a-galinha-do-vizinho.html
Entregar a cada criança uma folha de atividade e solicitar que colem sua dobradura no centro da folha e, que enfeitem com lápis de cor a sua galinha.
Entregar papel crepon amarelo e solicitar que façam bolinhas, para representar os ovos da galinha.
Colar a quantidade de bolinhas em cada conjunto.
.
FONTE: Acervo da autora
Outra sugestão é usar a dobradura da galinha e os ovos numerados para trabalhar essa parlenda, recortando e colando os ovos de acordo com a ordem crescente ou até mesmo decrescente.
Recursos Complementares
http://jogointeracaoelinguagem.blogspot.com/2010/04/galinha-choca.html - Variações da brincadeira Galinha choca.
http://www.youtube.com/watch?v=oozi9G3k2Uk&feature=related - Brincadeira galinha choca no youtube
http://www.youtube.com/watch?v=vr3mvkupGIU - Sugestão de atividade a Galinha do vizinho
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/parlendas.htm - O que são parlendas.
http://ananhaia.blogspot.com/ - Sugestões de atividades a Galinha do Vizinho
http://www.slideshare.net/ananhaia/vamos-aprender-a-contar-com-a-galinha-pintadinha - vamos contar com a galinha pintadinha - para fazer Download
http://brincandocomcores.blogspot.com/2009/05/dobradura-da-historia-da-galinha-ruiva.html - dobradura de galinha
http://cantinhopreferidodamah.blogspot.com/2011/04/dobraduras-em-circulos-lindas.html - dobradura de galinha com círculos
Avaliação
A avaliação consiste na observação do professor no desenvolvimento e participação dos alunos nas atividades realizadas. Pois assim o professor será capaz de perceber se seus alunos conseguiram estabelecer relação entre os números de 1 a 10 a sua quantidade.
Atividade Matemática Educação Infantil
Há 5 meses
0 comentários:
Postar um comentário